Para o Gil
Então os Beatles terminaram o Álbum Branco e parecia que tudo já tinha sido feito. 68 chegara ao fim. A meditação na Índia e o ácido de Seargent Pepper's também.
Na virada do ano George fora a Woodstock passar com Dylan e sua turma. Voltou de lá impressionado com o fato de as energias externas à bolha Beatle serem muito mais leves. Lennon, por sua vez, cada vez mais dentro do processo criativo e existencial da sua nova parceira Yoko. O ano que não terminou não foi nada fácil pra ele: prisão por porte de maconha e o aborto de seu primeiro rebento com Ono. Agora, pra segurar a barra, embarcavam os dois na promessa de alívio imediato da heroína. "Everybody had a hard year...".
Ringo, então, já tinha anunciado a sua saída da banda durante as gravações do White Album e foi pra Sardenha esfriar a cabeça enquanto compunha Octupus's Garden. Aceitou voltar só porque os três rapazes lhe fizeram juras de amor, com flores e elogios de que ele seria o maior baterista de rock do mundo.
Apenas McCartney mesmo, depois de uma rápida temporada de férias no Algarve, pra convocar os companheiros a mais uma temporada de trabalho. O problema é que as coisas já soavam mais exaustivas do que recompensadoramente trabalhosas. Difícil esconder o mal-estar e a necessidade de fugir daquele redemoinho todo.
As câmeras de Michael Lindsay-Hogg mostraram tudo isso no filme que ficou marcado na história do cinema como um dos mais pungentes no subgênero das histórias sobre divórcio. Mas é claro que tudo isso não diz tudo sobre o que viria a ser o último disco da maior banda de todos os tempos.
Pra começar, não concordo com as vozes depreciativas que insistem em tratar Let it be como menor na discografia Beatle. Tudo ali é precioso, sobretudo as imperfeições. Lennon toca (mal) baixo em Let it be e sola (pro gasto) a guitarra em Get back. E mesmo assim não poderia ser melhor. As vozes dos dois maiores cantores da música popular anglo-saxônica nunca estiveram tão rasgantes e inspiradas quanto aqui. Don't let me down, Dig a Pony, One after 909 e Maggie Mae são alguns exemplos do alcance e versatilidade de emoções que a interpretação de John conseguia expressar. Ponha outro em seu lugar e nunca será a mesma coisa...
E o que dizer de Paul que já não tenha sido repisado ene vezes? Se o seu parceiro era versátil, McCartney era tudo isso com ainda mais veludo e alcance vocal. E se seu temperamento como cantor não oferecia tanta ironia e lucidez crítica quanto o de Lennon, ainda assim era capaz de atingir voltagens inigualáveis quando o sentimento se fazia urgente. Let it be é um gospel poderosíssimo de consolação e aceitação diante de toda hostilidade inevitável deste mundo. O idioma quase sempre solar e confiante de McCartney revela nesta canção o desconsolo, o temor e a pequeneza humana que só o grande artista é capaz de exprimir. The Long and winding road é outro momento apoteótico desta safra incomparável de Paul. Ele nunca mais seria tão intenso e verdadeiro quanto na época em que, muito antes de Lennon, anunciava o fim do sonho Beatle. I've got a feeling tem toda essa atmosfera de pressentimentos dolorosos que terminariam por cristalizar em desilusão no You never give me your money, do verdadeiro último canto dos Beatles, Abbey Road.
Harrison, como todos já sabem, atinge a plena maturidade e independência frente à tirania acachapante da dupla criativa Lennon-McCartney. Todas as suas canções da última jornada Beatle são primorosas: I me mine e For you blue, embora não sejam tão evidentemente clássicas quanto as que ele faria no álbum seguinte (Something e Here comes the sun), ainda assim são pequenas jóias cheias de força e charme. Definitivamente ele possuía olhares e disposições que os outros não tinham. Não era inferior, sob o ponto de vista criativo, aos líderes, mas mais jovem e menos vaidoso ao longo de toda a evolução da banda. Foi coadjuvante enquanto se percebia menos maduro. Em 69, entretanto, ele é que tinha mais novidades e qualidade pra botar na mesa.
E ainda havia vitalidade aos borbotões quando eles anunciaram o fim. Porém, como o próprio Lennon disse, eles eram apenas uma banda e os discos continuariam aí pra serem ouvidos e comentados. É claro que tinham plena consciência da qualidade imortal da obra criada em conjunto naqueles últimos doze anos. Os tempos é que eram outros.
E ainda havia vitalidade aos borbotões quando eles anunciaram o fim. Porém, como o próprio Lennon disse, eles eram apenas uma banda e os discos continuariam aí pra serem ouvidos e comentados. É claro que tinham plena consciência da qualidade imortal da obra criada em conjunto naqueles últimos doze anos. Os tempos é que eram outros.
Mermão! Belíssimo texto! já te falei uma vez que reaprendi a escutar beatles contigo. aprendi também a valorizar mais o macca, principalmente na fase solo. lembro que falou: você não gosta do macca, mas gostava do a-ha! hahahahahaha... deu um nó! hahahahaha enfim, aprendo uma porrada de coisa contigo!
ResponderExcluirdeu uma saudade muito boa dos nossos papos!!!
repito: belíssimo texto!
relembrei o dia em que vi praticamente sozinho o filme let it be na sua casa, pois você acabou indo dormir.
Ter visto let it be naquele momento foi muito importante... e você sabe bem o porquê.
baita amor que sinto por ti, meu irmão!
I love you too, Gil! Enquanto não nos encontramos, seguimos o diálogo pelos blogs,e-mails telefones e cartas ainda a serem mandadas!
ResponderExcluirO texto teve o teu fundamental estímulo e saudável empurrão! Obrigado pela tua força.