segunda-feira, 23 de agosto de 2010

saudades da insônia de criança

Por incrível que pareça, só sofri de insônia quando era criança. Lembro de uma madrugada em que fiquei acordado até pouco tempo antes de amanhecer. Apavorava-me a simples possibilidade de enxergar a claridade da manhã entre as frestas da persiana sem que eu tivesse caído no sonho. Também ficava muito excitado - a ponto de não conseguir relaxar o corpo e a mente - nas noites que antecediam viagens ou passeios do colégio.
Depois que cresci, não lembro de ter tido mais dificuldades pra dormir. Mas sinto saudades daquela ansiedade boa cheia de expectativas diante do dia seguinte. E mesmo quando eu não me encontrava ansioso, e me punha insone e ensimesmado, ainda assim era bom: oportunidade para os primeiros diálogos mais íntimos comigo mesmo.
A textura do tempo e a visão a respeito da vida eram então completamente diferentes.

2 comentários:

  1. lembro da sensação da primeira vez que atravessei a madrugada. estava no interior do rio, na casa de uns amigos de minha mãe. eu e os filhos dos amigos dela ficamos acordados observando um vaga-lume. e riamos e conversavamos. foi uma sensação muito estranha e bonita ver o amanhecer do dia! uma das primeiras descobertas: o amanhecer do dia.

    já quase não lembrava mais disso!

    ResponderExcluir
  2. Que história bonita! Deu pra sentir que eu estava lá junto com vocês.

    ResponderExcluir