quarta-feira, 21 de julho de 2010

Jornal do Brasil

Reproduzo a seguir depoimento de Fernando Gabeira sobre o Jornal do Brasil (redação em que trabalhou nos anos sessenta), o qual, desde a semana passada deixou de sair quentinho das gráficas para se resignar a uma sobrevivência apenas zumbiesca em um endereço da internet:

" O Jornal do Brasil foi o sonho profissional da nossa juventude desde os anos 1950 até o princípio dos anos 1960. Representou o sonho profissional de toda uma geração no início da década de 1960. Foi a mais radical reforma jornalística feita no país até aquela data.

O uso do espaço em branco na introdução de fotografias com a luz ambiente e excelentes reportagens eram alguns dos seus componentes.

O desenho do jornal, trabalhado por Amílcar de Castro e inspirado no pintor holandês Mondrian, representou durante muito tempo uma atração internacional, porque muitos jornalistas vieram do exterior para observar aquelas mudanças.

Na parte cultural, o Jornal do Brasil inovou lançando um suplemento literário voltado para o concretismo, mas que revelou alguns dos principais poetas e escritores do país.

Nos últimos anos, o Jornal do Brasil tornou-se um fantasma do que era, conservando a máxima de que um jornal leva mais de uma década para morrer".  



3 comentários:

  1. Talvez a nossa geração seja uma das que mais presencie finais de tempos ao longo da vida. Temos que ter nervos de aço, Gil!

    ResponderExcluir